Futuro e presente: Lorenzetti apoia ações sociais que amparam crianças, jovens e idosos

Projetos de emancipação de crianças e adolescentes carentes, capacitação profissional de jovens e incentivo para o turismo na terceira idade estão entre as ações que recebem apoio

Sempre engajada com a responsabilidade social, a Lorenzetti, empresa líder em duchas, chuveiros, torneiras elétricas e aquecedores de água a gás, com mais de 95 anos e trajetória marcada pela constante inovação, ética e pioneirismo, apoia projetos sociais. A iniciativa tem como objetivo a emancipação de crianças e adolescentes carentes, a capacitação profissional de jovens e o tratamento de patologias complexas, de forma a contribuir com a sociedade como um todo, preservando valores como ética, respeito ao ser humano e igualdade social.

Com foco nos jovens, a Lorenzetti investe na capacitação profissional por meio da parceria com o Instituto Dom Bosco Bom Retiro. O Projeto Aquece Lorenzetti foi implantado no Instituto em 2002, seguindo ativo até hoje, com o objetivo de disseminar o espírito de solidariedade e cidadania, que caracterizam as empresas e os funcionários que mantêm programas de responsabilidade social. Como resultado, foram implementadas melhorias nas áreas da saúde, educação e infraestrutura para o bem-estar de menores carentes, o que gerou a contratação de mais de 200 jovens capacitados pelo projeto.

Como resultado desta iniciativa, em 2019, a Lorenzetti foi reconhecida pelo Prêmio Melhores Escolhas do Ensino Social Profissionalizante (ESPRO), que reconhece o compromisso de empresas parceiras com a Responsabilidade Social, a partir do Programa de Socioaprendizagem. Todos os parceiros da Espro, organização social sem fins lucrativos, estão alinhados com a missão da instituição, que tem como foco promover a inclusão, por meio de ações socioeducativas, com a finalidade de transformar vidas de milhares de jovens em todo o Brasil.

Em 2011, passou a apoiar o Hospital Pequeno Príncipe, referência em especialidades médicas e cirurgias complexas, como operações cardíacas em bebês e recém-nascidos, além do transplante de órgãos e outros procedimentos cirúrgicos de maior complexidade.

Em 2012, a empresa iniciou com muito orgulho a parceria com o Hospital do Câncer de Barretos, referência nacional no tratamento de câncer, com foco no amparo ao idoso. Já em 2014, a Lorenzetti passou a apoiar a AlfaSol, programa de alfabetização solidária.

Desde 2016, a Lorenzetti apoia projetos sociais de três Instituições: a Associação Mãe Peregrina (AMAP), a Ser + e a Vocação. Todas atuam na implantação de práticas socioeducativas para o desenvolvimento integral de jovens e adolescentes.

A partir de 2018, a Lorenzetti passou a apoiar a Prefeitura Municipal de São Caetano, que promove ação de turismo na terceira idade, visando melhor qualidade de vida e o Hospital São José de Jaraguá do Sul (SC), com projeto focado na qualificação do atendimento ao idoso em hospitais.

Em 2019, a empresa iniciou parceria com o Hospital Angelina Caron (PR), que tem projeto voltado à revitalização e humanização do atendimento à pessoa idosa no Hospital. Outro incentivo da empresa ocorre no Hospital de Base de S. José do Rio Preto, com o apoio para a ampliação no número de cirurgias realizadas e na implementação de sala terapêutica para atendimento aos pacientes.

Em 2020, um novo projeto ganhou a atenção da Lorenzetti, a APAE, de Monte Sião (MG). Entidade sem fins lucrativos que tem por finalidade atender o maior número possível de crianças e jovens com deficiência, para habilitação e reabilitação em todas as esferas da sociedade. No campo científico, a Lorenzetti é uma das patrocinadoras do projeto do CNPEM – Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, de Campinas, visando acelerar as pesquisas sobre linhagem de células humanas.

“As iniciativas, que recebem apoio da Lorenzetti atualmente, estão alinhadas com a crescente importância do papel que cada deve exercer em benefício da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento das comunidades e para a construção de uma cidadania responsável e produtiva”, conclui Paulo Galina, gerente de marketing da Lorenzetti.