Uma das atuais fábricas da Lorenzetti localizada na Mooca, em São Paulo

Lorenzetti conquista 1ª colocação no Prêmio Valor 1000 no setor eletroeletrônico

Empresa teve o melhor desempenho financeiro no setor pela terceira vez na história

A Lorenzetti, líder em duchas, chuveiros, torneiras elétricas e aquecedores de água a gás, conquista a 1ª colocação no Prêmio Valor 1000, pela terceira vez, organizado pelo jornal Valor Econômico, no setor eletroeletrônico.

A premiação. O Anuário Valor 1000 apresenta análises detalhadas sobre as maiores empresas do País, com rankings comparativos, demonstrações financeiras consolidadas e critérios atuais de medida contábil do desempenho, como geração de valor, medida pela margem ebitda e a gestão do endividamento. Os critérios empregados pelo Valor 1000 são homologados pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e têm a chancela da Serasa Experian – ambas parceiras na publicação.

No ranking geral, a Lorenzetti alcançou a 509ª colocação entre as 1000 empresas avaliadas, subindo 44 posições em relação à edição passada. Dentro do setor eletroeletrônico, conquistou a 1ª colocação em: margem ebitda, margem da atividade, cobertura de juros e crescimento sustentável. A empresa também ficou com a 3ª posição em liquidez corrente.

Ano histórico. Em 2020, um ano desafiador para toda a cadeia de materiais de construção, exigiu uma paralisação estratégica da fábrica da Lorenzetti, o que não a impediu de registrar o melhor ano da história do ponto de vista de performance financeira e de vendas. A empresa alcançou faturamento de R$ 1,82 bilhão, crescimento de 23% diante do volume de 2019. 

Estratégias e ações. A Lorenzetti foi uma das primeiras empresas a interromper a operação para oferecer um ambiente de trabalho seguro aos seus funcionários. No fim de abril de 2020, retomou a produção em pleno vapor e com toda a segurança. A partir disso, a empresa registrou grandes resultados, acompanhando o momento positivo do setor de materiais de construção, motivado pelo maior interesse dos brasileiros pelas melhorias no lar e por conta de algumas iniciativas importantes do Governo Federal, que estimularam as vendas em geral. 

Outro importante movimento que contribuiu para a boa performance em 2020 foi o investimento na ampliação da capacidade produtiva da fábrica recentemente adquirida na Mooca, incluindo infraestrutura elétrica, hidráulica, máquinas, equipamentos, vestiários e restaurantes.

“No momento em que voltamos à fábrica em maio do ano passado, nos deparamos com um mercado muito aquecido. As pessoas se mantiveram mais em seus lares, o que as motivou a realizar melhorias nos ambientes, como a troca de um chuveiro elétrico ou até mesmo da torneira da cozinha, por exemplo. Entre maio e agosto de 2020, registramos recordes de vendas, nos exigindo até mesmo a contratação de centenas de novos colaboradores, resultando em um ano simplesmente fantástico para a história da Lorenzetti”, afirma Eduardo Coli, CEO da empresa.