Dia Mundial do Meio Ambiente: Lorenzetti recebe destaque com case de inovação em energia circular na indústria

No Dia Mundial do Meio Ambiente, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972 para fomentar ações voltadas à preservação ambiental, a Lorenzetti reforça seu compromisso com a sustentabilidade ao ser reconhecida pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com o case de inovação em energia circular na indústria, com o chuveiro Loren Shower.

A Chamada Pública por melhores práticas reúne soluções inovadoras de economia circular desenvolvidas pela indústria brasileira e latino-americana, evidenciando a crescente adoção deste modelo produtivo. O Loren Shower é um exemplo concreto desse movimento: 90,8% dos componentes do chuveiro são recicláveis e o produto pode ser desmontado em menos de 60 segundos. A inovação é resultado de uma estratégia permanente da líder nacional em duchas e chuveiros elétricos, baseada na economia circular e no uso consciente de recursos.

A preocupação com o meio ambiente faz parte da cultura da Lorenzetti há décadas, mas ganhou ainda mais força nos últimos anos com a ampliação de iniciativas de reaproveitamento de resíduos e remanufatura interna.

O Loren Shower é fruto dessa evolução: desenvolvido com foco em ecoeficiência desde a concepção, combina design inteligente com responsabilidade ambiental, permitindo o reaproveitamento ágil e eficaz de materiais em processos internos e externos de reciclagem.

Durante a pandemia de COVID-19, a escassez de insumos acelerou iniciativas ecoeficientes, integrando a gestão sustentável da empresa centenária, que ampliou o uso de resíduos recicláveis de polipropileno, PVC e cobre na produção, reduzindo a dependência de matérias-primas virgens e ganhando eficiência operacional. Essa abordagem resultou também na redução de emissões de CO₂, ao eliminar o transporte externo de resíduos, e contribuiu para uma produção mais limpa e eficiente em toda a cadeia produtiva.

“O case do Loren Shower representa mais do que uma atitude sustentável, pois traduz uma nova mentalidade industrial, em que o fim de um ciclo representa o começo de outro”, afirma Paulo Galina, gerente de marketing da Lorenzetti.

Com mais de 100 anos de história e cinco fábricas no Brasil, a Lorenzetti reafirma seu papel como indústria consciente ao transformar desafios em soluções sustentáveis e ao oferecer produtos que unem design, consciência ambiental e praticidade para os consumidores. “Para nós, a inovação está nos detalhes: reciclagem fácil, uso inteligente de materiais e impacto ambiental reduzido”, conclui Galina.