Pressurizadores

Tire suas dúvidas mais frequentes

Pressurizadores são bombas que acrescentam pressão a uma determinada vazão de água, acionadas por um dispositivo que pode ser um fluxostato ou um pressostato.

Fluxostato: Detecta o fluxo de água e inicia o funcionamento da bomba.

Pressostato: Mantém uma pressão constante de rede de água, se a pressão baixar inicia o funcionamento da bomba.

Em primeiro lugar deve-se verificar a curva de desempenho do produto. Em segundo lugar deve-se verificar a potência elétrica, quanto menor a potência elétrica menor o consumo de energia elétrica
O Pressurizador Maxi Turbo não possui tecla liga/desliga. Para reduzir a vazão de água do banho, basta utilizar o registro.

PL 9 é constituído em materiais resistentes a corrosão.

Veja a imagem abaixo:


pressurizador pl9 composição
O consumo energético do pressurizador é muito pequeno. Ele representa menos de 2% do consumo de energia de um chuveiro elétrico.

O PL 9 funciona a partir de um motor elétrico, que é um dispositivo que converte a energia elétrica em energia mecânica (rotação do motor).

A potência elétrica é a potência fornecida ao motor através da rede elétrica, medida em watts (W) ou volt ampere ( VA ). A potência mecânica geralmente é expressa em cavalo vapor (CV) ou Horse power ( HP ) mas também pode ser expressa em watts ( W ). O consumo de energia elétrica é expresso em Watts por hora ( Wh ).tabela de pressurizadores

É a vedação existente entre o eixo do motor e o bloco da bomba, utilizado para garantir que o movimento do eixo seja transmitido às pas para realizar o bombeamento sem que ocorra vazamento de água. Devido ao tipo de construção (rotor imerso em água) o PL 9 não apresenta selo mecânico.

Rolamentos são elementos mecânicos usados para facilitar a transmissão de movimento de eixos ( giro ).

A desvantagem dos rolamentos é a maior necessidade de manutenção e maior emissão de ruído devido aos atritos ou falta de lubrificação. Devido ao tipo de construção o PL 9 não possui rolamentos.

Quando a água percorre os encanamentos, está sujeita às “perdas de carga” inerentes à instalação, que são responsáveis pela diminuição da pressão e vazão de água que sai em um determinado ponto de consumo.

Vários fatores são responsáveis pelo surgimento da perda de carga, por exemplo: distância entre a caixa d'água e o ponto de consumo, tipo de tubulação utilizada (cobre, PVC, CPVC, ferro fundido, etc), diâmetro do tubo (3/4” ou 1/2”), quantidade de cotovelos, tês, registros, e até mesmo o tipo de ducha ou torneira instalada.

Resumindo estes fatores fazem com que a água perca “força” durante seu percurso na tubulação, esta perda é chamada de perda de carga.

É importante saber que cada instalação terá uma perda de carga diferente da outra e o desempenho dos equipamentos estará variando em função destas perdas.

Os Pressurizadores PL 9 e PL 20 possuem fluxostato, que liga o pressurizador automaticamente quando existir fluxo de água a partir de 1,5 l/min, sem fluxo de água o pressurizador permanece desligado.
Sim, porém o resultado poderá variar conforme as perdas de carga da instalação.

Podemos dizer que os pressurizadores PL 9 e PL 20 sempre irão incrementar a pressão existente melhorando o desempenho do sistema.