Duchas e Chuveiros Elétricos

Tire suas dúvidas mais frequentes

Com o chuveiro instalado, e olhando-o por baixo, o espalhador deve ser girado no sentido anti-horário.

As orientações para troca da resistência estão no manual que acompanha o produto no ato da aquisição.

Para evitar riscos de choques elétricos, o fio terra (fio verde ou verde/amarelo) deve ser conectado a um sistema de aterramento, conforme norma brasileira NBR-5410.Recomenda-se que a instalação elétrica e o sistema de aterramento para este aparelho sejam executados por pessoas qualificadas. O sistema de aterramento garante sua segurança durante a utilização de aparelhos eletrodomésticos.

As duchas 3 temperaturas são aquelas em que a tecla de mudança de temperatura pode assumir 3 posições diferentes de potência: máxima, intermediária e zero. Por norma, um chuveiro de 3 temperaturas pode ter no máximo 5500W de potência, seja sua tensão 127V ou 220V.

Os chuveiros Lorenzetti Multitemperaturas são aqueles em que a tecla de mudança de temperaturas pode assumir 4 posições diferentes: máxima, intermediária 1, intermediária 2 e zero. Nesses chuveiros, a potência em 220V é usualmente de 6800W ou 7500W, o que possibilita um grande aquecimento de água.

Esses chuveiros também possibilitam ao usuário uma grande economia de energia, pois possuem 2 posições intermediárias de potência. Os chuveiros Multitemperaturas em 127V, por norma, podem ter potência máxima de 5500W.

Os Chuveiros Eletrônicos da Lorenzetti são aqueles que no lugar de uma tecla de mudança de temperaturas, existe um botão giratório que controla a potência elétrica através de um circuito eletrônico, o que permite o ajuste gradual da temperatura da água.

Nesses modelos, o usuário alcança o máximo conforto e a máxima economia de energia, pois nele é possível alcançar a temperatura exata que lhe agrada em qualquer clima. Os Chuveiros Lorenzetti em tensão 220V tem potência máxima de 7500W. Os chuveiros eletrônicos em 127V, por norma, podem ter potência máxima de 5500W.

Não deve se utilizar o fio neutro como aterramento. No caso de uma sobrecarga da rede elétrica, como pode acontecer no caso de um raio, o fio neutro pode ficar carregado e queimar os aparelhos elétricos ligados a ele.

A potência que é expressa nas embalagens é uma grandeza que mede a capacidade máxima de aquecimento do chuveiro elétrico.

Quanto maior a potência, maior a temperatura que a água do banho pode chegar. Ela é expressa em Watts, sendo W o seu símbolo. As potências máximas usuais dos Chuveiros Lorenzetti são 3200 W, 4500 W, 5500 W, 6800 W e 7500 W.

Quando se muda a posição da tecla de temperatura do chuveiro, ele passa a operar em potências inferiores à sua potência máxima, fazendo com que a água esquente menos e também economizando energia elétrica.

As potências de operações intermediárias dos Chuveiros Elétricos Lorenzetti podem ser encontradas nos respectivos manuais de instrução.

Tensão Elétrica é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. Voltagem é um sinônimo usado de maneira coloquial no Brasil. A unidade de medida da Tensão Elétrica é o Volt e seu símbolo é o V. 127V e 220V são os padrões de tensões secundárias que os domicílios recebem no Brasil.

Em algumas regiões, os domicílios são servidos por tensões 127V e 220V, em outras regiões os domicílios recebem apenas 127V ou apenas 220V. Por motivos históricos, a tensão de 127V é também chamada de 110V, que era uma tensão secundária utilizada antigamente pelas concessionárias de energia.

Antes de comprar um chuveiro elétrico, deve-se checar a tensão elétrica disponível no ponto de energia onde ele será instalado. Ao contrário do que possa parecer, o gasto de energia elétrica depende da potência do chuveiro e não de sua tensão.

Os plugues e tomadas de uso geral (TUG) não são preparados para resistir à corrente elétrica que circula pelos aparelhos domésticos de aquecimento da Lorenzetti, por serem estes equipamentos de alta potência elétrica. Seu uso compromete a segurança da instalação.

No caso de chuveiros de modelos 127V sem comando eletrônico e sem pressurizador, se a resistência for trocada para uma resistência do mesmo modelo, mas na tensão 220V, o chuveiro irá funcionar normalmente numa instalação 220V, pois seus mecanismos internos estão dimensionados para receber correntes elétricas e dissipar calor da forma adequada.

No entanto, deve-se tomar cuidado com as marcações contidas no chuveiro que indicarão aquele ser um modelo 127V. Isso pode causar confusão em futuras manutenções ou se o domicílio trocar de dono. Portanto, o ideal é comprar o chuveiro na tensão elétrica adequada.

No caso do modelo de chuveiro ser 220V, a troca da resistência por uma versão 127V e sua instalação numa rede 127V nunca deve ser feita pois o mesmo não está preparado para essa condição, podendo causar riscos à segurança.

O modelo Turbo (ou Pressurizado) é equipado com pressurizador, que aumenta a pressão de água e proporciona um banho mais agradável. O Turbo é indicado para pessoas que moram em locais com pouca pressão.

O modelo Master é aquele que não vem com pressurizador embutido e é indicado para pessoas que moram em locais com boa pressão de água.

A função é de garantir segurança. Os conectores proporcionam um bom contato elétrico entre a fiação do aparelho e da instalação do domicílio.

Uma melhor ligação elétrica significa que existe uma boa área de contato entre os dois conjuntos de fiação e que a corrente elétrica enfrenta menor resistência para circular.

Isso torna a ligação mais segura, pois evita o aquecimento do conjunto e ainda aumenta a vida útil do aparelho e da instalação. O modo correto de utilizá-los pode ser visualizado no manual de instalação do aparelho.

O disjuntor e a fiação dependem de dois fatores, a tensão e a potência do produto. Segue tabela com especificações técnicas para os diferentes modelos de duchas e chuveiros Lorenzetti:

Para distâncias acima de 30m, utilize condutores de seção maior.


 Tensão  Potência  Fiação (mm²) Disjuntor (A)
127V 2500W 4 25
127V 3200W 4 30
127V 4000W  6 40
127V 4500W 6 40
127V 4700W 6 40
127V 5500W 10 50
220V 2500W 2,5 15
220V 3200W 2,5 20
220V 4000W 4 25
220V 4500W 4 25
220V 4700W 4 25
220V 5500W 4 30
220V 6000W 4 30
220V 6800W 4 32
220V 7500W 6 40

Por ser alimentado por corrente alternada, o chuveiro elétrico não possui fios positivos ou negativos.

Na corrente alternada, como o próprio nome indica e ao contrário da corrente contínua, a magnitude e a direção da corrente alternam-se de acordo com sua freqüência.

A conseqüência disso num chuveiro elétrico é que não há ordem para a ligação elétrica dos fios dos chuveiros com os da rede elétrica.

Ele deve ser instalado sempre que a pressão for superior àquela determinada no manual de instalação do produto. A pressão de uso varia de acordo com o modelo.

No caso da Maxi Ducha, o redutor deve ser instalado a partir de 80 kPa, o que equivale a oito metros de coluna de água.