Água com mais pressão: entenda a diferença entre bomba e pressurizador

Lorenzetti explica como escolher a solução ideal para garantir pressão e abastecimento de água

Você já ouviu falar em bomba e pressurizador, mas ficou em dúvida sobre qual é a solução ideal para a sua necessidade? Apesar de serem confundidos com frequência, eles têm funções diferentes. Entender as particularidades de cada um pode ser fundamental para as soluções do dia a dia.

 

As bombas têm a função de transferir ou impulsionar a água com eficiência e garantem o abastecimento em diferentes aplicações. São ideais para situações que exigem o transporte de água de fontes como poços, cisternas ou reservatórios para sistemas de armazenamento ou distribuição, especialmente em locais com baixa pressão, desníveis acentuados ou abastecimento irregular. Também atendem sistemas de irrigação, indústrias e processos que requerem movimentação constante de água.

 

Já os pressurizadores, aumentam a pressão da água na rede hidráulica e garantem uma vazão maior em pontos de consumo, como chuveiros e torneiras. São indicados para locais com pouca pressão onde a caixa d’água fica próxima aos pontos de uso ou em imóveis com mais de um andar, onde naturalmente, a pressão é menor nos andares superiores.

 

"A escolha entre bomba e pressurizador deve considerar as características específicas de cada aplicação, como a pressão disponível, o desnível entre os pontos e a origem do abastecimento", explica Edson Suguino, engenheiro da Lorenzetti. "Mais do que optar por um equipamento, é fundamental assegurar que a água chegue com a vazão adequada, uma pressão constante e de forma contínua — fatores essenciais para garantir conforto, eficiência e o bom funcionamento de todo o sistema."

 

A Lorenzetti é referência no segmento e oferece um portfólio completo de produtos que atendem desde locais em áreas urbanas até sistemas de irrigação em zonas rurais. A empresa integrou a unidade de negócios de pressurizadores em 2009 e, em 2019, ampliou o portfólio com bombas de circulação, periféricas e submersas — com a mesma qualidade e confiança que consagram a marca há mais de um século.

 

A linha de pressurizadores da marca conta com modelos para diferentes necessidades. O PL-9 é ideal para pontos específicos, como no aquecedor a gás, enquanto o PL-20 atende locais maiores, com múltiplos banheiros. Já o PL-400P se destaca por ser bivolt e versátil, e pode ser utilizada como bomba ou pressurizador, dependendo da necessidade e do local da instalação.

 

Já entre as bombas, a Lorenzetti oferece soluções para diversos perfis de uso: desde as periféricas, recomendadas para uso residencial, comercial ou industrial, até os modelos submersos, ideais para aplicação em poços e cisternas. Existe ainda as bombas de circulação, utilizadas em sistemas de aquecimento.

 

Outro diferencial da marca é a ampla rede de assistência técnica em todas as regiões do Brasil. Seja na construção ou em reformas, a Lorenzetti oferece soluções completas para quem busca mais conforto e praticidade no uso da água.